ASTUC Promove Sua Primeira Ação Público-Social Em Cemitério Em Umbaúba

Na manhã do ultimo domingo11/03, a ASTUC- Associação Sergipana Dos Terreiros De Umbanda e Candomblé, através de seus membros associados, promoveu seu primeiro ato social solidário organizando e realizando a limpeza do cemitério municipal de Umbaúba-cidade a 98 km da capital do estado- onde fica a sede da entidade.

A ASTUC- Associação Sergipana Dos Terreiros De Umbanda e Candomblé foi criada em janeiro de 2012 por Jose Jackson Dos Santos (KEKEU) que é o atual presidente e por todo o seu corpo Diretor. A ideia da fundação de uma associação desse tipo veio logo após ele participar Da Conferência Nacional De Segurança Alimentar e Nutricional em Salvador-BA no ano passado de 2011 que dessa vez inseriu os povos de Terreiro como parte integrante da segurança alimentar uma vez que, muitos dos praticantes são de pessoas altamente necessitadas de alimentos, além do fato das religiões de raízes africanas serem baseadas na natureza e nas coisas dela extraídas (alimentos dos cultos aos Orixás). 


Observando a notória fragilidade alimentar do seu povo e a falta de conhecimento sobre o que é de fato o candomblé e a umbanda e que muitas vezes gera controvérsia e polêmicas. Partindo desse ponto viu se a necessidade de criar um espaço para a divulgação da religião, a organização da sociedade praticante e a aquisição de uma melhor qualidade de vida para seus participantes e a sociedade como um todo e assim nasceu a ASTUC.

Com o aval da prefeitura do município que é a gestora do cemitério, uma equipe de mais de 15 pessoas todas praticantes e seguidores das religiões de matrizes africanas Candomblé e Umbanda que de forma organizada e rápida fizeram uma limpeza geral nas dependências do cemitério que esta em péssimas condições de conservação. Carneiras abertas, mato tomando conta , embalagens de cimento, resto de construção espalhados por toda a área e folhas, bastante folhas de algumas arvores que pertencem ao terreno vizinho.

Foi uma empreitada dura, mais a boa vontade e a coragem do povo do Axé fizeram com que todo aquele cenário de abandono se transformasse em organização, limpeza. ´´ Nosso objetivo com essa ação é chamar a atenção da população que como nos temos nossos entes queridos sepultados neste cemitério para possam vir aqui outras vezes além do dia de finados e que possam colabora para mantermos este espaço de descanso eterno sempre limpo para todos nós, afinal como disse o próprio jesus, Do Pó Viemos e Ao Pó Voltaremos``, disse Kekeu presidente da Astuc.

Com uma quantidade de óbitos relativamente grande em relação a sua área e população, o Município de umbaúba passa hoje por um grande problema para conseguir sepultar seus mortos e a solução de alguns virou o problema de todos. As covas e jazigos perpétuos acabaram por ser escavada nos locais destinados a passagem de pessoas com novos sepultamentos. Sem espaço para uma expansão, a má administração do mesmo e o descaso dos parentes , transformaram o santo campo em um cemitério quase abandonado não fossem os enterro quase que diários.

Parte da Pilha De Lixo Recolhida

Caminhão Recolhendo O Lixo

Com a limpeza, mais de um caminhão de lixo foi recolhido em mato e entulhos e a visão que se tinha (Tem Agora) ainda a de como ele deveria ser, mais a do que podemos fazer se nos mobilizarmos de forma organizada. 

AGRADECIMENTOS: A Prefeitura Municipal De Umbaúba, Por Apoiar a Ação.

2 comentários:

  1. Parabéns a todos e todas que fazem parte da ASTUC na pessoa de seu presidente Pai Kekeu.
    Esse ato foi um exemplo para todo Brasil.
    Que haja continuidade e constância em seus trabalhos.
    Àsé ò!

    ResponderExcluir
  2. muito obrigado doutor e essa é apenas uma das muitas que virão.

    ResponderExcluir

Like us

Seguidores Plus