Dia Da Consciência Negra Num Brasil Inconsciente



No próximo dia 20 de novembro, amanhã, será comemorado o dia da consciência negra, mais será que o Brasil já tem a real consciência do significado desse dia?

O Dia Nacional da Consciência Negra no Brasil é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594).

PRECONCEITOS

Mas parece que apesar da bela data muita coisa permanece como antes, como no passado. Antes se escravizava o corpo para usar a força do trabalho, hoje se escraviza o espirito por causa da religião que veio com os negros, foi proibida no Brasil Antigo, liberada no novo Brasil e hoje sofrem os abusos preconceituosos as margens do que a lei garante, protagonizada por religiões como o catolicismo ( Mais uma Vez ) e o Protestantismo ou evangélicos principalmente.





UMA LEI FORA DA LEI

Contrariando a Constituição Brasileira que garante livre prática de culto religioso, a bancada evangélica aprovou uma lei que proíbe o culto de Candomblé na cidade de Piracicaba/SP.

Os seguidores desta religião que está presente no Brasil desde a sua formação, estão proibidos de praticar sua fé sendo penalizados com multas de até R$ 4.000.A Câmara Municipal de Piracicaba/SP, por unanimidade, com o apoio dos vereadores dos seguintes partidos: PT, PDT, PP, PPS, PTB,PR, PMDB, PRB, PSDB deixa estabelecido que:

Íntegra do PL. 202/2010: PROJETO DE LEI Nº 202/10 – Proíbe o uso e o sacrifício de animais em práticas de rituais religiosos no Município de Piracicaba e dá outras providências.

ART. 2º O descumprimento do disposto na presente Lei ensejará ao infrator, a multa de R$ 2.000,00 (dois mil reais) dobrado a cada reincidência.

ART. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Agora acompanhe um trecho da justificativa do projeto de lei:

[...]  "sacrifício de animais em rituais religiosos são inconcebíveis, e contraria a nossa Lei maior a qual é a garantia de vida e bons tratos para com os animais" [...]

Fraquíssima justificativa diga-se de passagem!

CLICK AQUI E VEJA A Lista dos vereadores e seus respectivos partidos:

Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente educar a população, mais nada adianta. De forma vergonhosamente disfarçada, os portadores da mazela do preconceito tentam a todo custo disseminar sua doença sobre a população, para que essa passe a desrespeitar o nosso povo negro, o mesmo povo que veio para cá sem pedir a ninguém por isso e que construiu com sua força bruta, com seu suor e com o sangue das suas veias a riquezas de um país covarde.

Como se nada disso bastasse, após tantos séculos de massacre desenvolveu-se uma forma de preconceito que não deveria existir, mais existe e é o pior deles ´´ O Preconceito de Si Mesmos ``. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, a interiorização perante a sociedade, mais essa é a mais difícil das tarefas.
Para finalizar por qui pois se eu fosse citar mais coisas levaríamos toda uma semana eu deixarei uma indagação que atualmente causa muitas opiniões favoráveis e contrárias a ideia.

As cotas universitárias que são leis a partir de 2012, são direitos legitomos adquiridos ou são apenas mais uma forma de inferiorizar e descriminar as etnias negras no nosso País? 

0 comentários: